SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Educação inclusiva e sexualidade na escola: relato de casoAcompanhamento terapêutico, sua criação em uma montagem institucional de tratamento e as ofertas de laço social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

RAHME, Mônica Maria Farid. Movimentos transitivistas em um contexto de inclusão: uma transmissão entre paresTransitivist movements in an inclusive context: a transmission between pairs. Estilos clin. [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 26-39. ISSN 1415-7128.

Este trabalho tem como objetivo discutir questões referentes à transmissão simbólica que pode ocorrer entre crianças na escola, quando algumas delas percebem que um colega não consegue expressar como os outros suas necessidades ou não se insere do mesmo modo que os outros no dispositivo escolar. Dialoga-se, para tanto, com a noção de transitivismo, articulando-a a dados extraídos de uma pesquisa de campo, realizada com uma turma de crianças na faixa etária de seis e sete anos, em uma escola pública, de tempo integral, que se orientava pela perspectiva inclusiva.

Palavras-chave : educação inclusiva; transmissão simbólica; transitivismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License