SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Therapeutic accompaniment, its creation in an institutional treatment framework and the offering of social bondThe handicap situations in the schooling process: which would be its determinants? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128

Abstract

TEPERMAN, Daniela. Quando a escola pode suportar o insuportável. Estilos clin. [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 60-73. ISSN 1415-7128.

Dado que o caso clínico em psicanálise se constitui pelo que cai como particularidade de uma análise, este artigo trata do percurso de uma menina de 6 anos que, ao apresentar-se por uma recusa ativa, impediu que a avaliadora realizasse seu trabalho e, a partir disso, pôde ser escutada em outro registro. Discute-se o modo como o insuportável pelo qual Ana se apresentava pôde ser endereçado à analista e como o transitivismo constituiu-se em um dispositivo central neste tratamento. Aborda-se, ainda, como durante as entrevistas os pais puderam ceder no gozo das cenas atualizadas pela filha e como a posição sustentada pela escola foi fundamental ao suportar um lugar para Ana.

Keywords : psicanálise com crianças; transitivismo; inclusão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License