SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Acompañamiento terapéutico, su creación en un montaje institucional de tratamiento y las ofertas de lazo socialLas situaciones de handicap en el proceso de escolarización: ¿cuales serían sus determinantes? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128

Resumen

TEPERMAN, Daniela. Quando a escola pode suportar o insuportável. Estilos clin. [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 60-73. ISSN 1415-7128.

Dado que o caso clínico em psicanálise se constitui pelo que cai como particularidade de uma análise, este artigo trata do percurso de uma menina de 6 anos que, ao apresentar-se por uma recusa ativa, impediu que a avaliadora realizasse seu trabalho e, a partir disso, pôde ser escutada em outro registro. Discute-se o modo como o insuportável pelo qual Ana se apresentava pôde ser endereçado à analista e como o transitivismo constituiu-se em um dispositivo central neste tratamento. Aborda-se, ainda, como durante as entrevistas os pais puderam ceder no gozo das cenas atualizadas pela filha e como a posição sustentada pela escola foi fundamental ao suportar um lugar para Ana.

Palabras clave : psicanálise com crianças; transitivismo; inclusão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License