SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The handicap situations in the schooling process: which would be its determinants?Listening to teachers in the work of schoolar inclusion of autistic and psychotic children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128

Abstract

ARANTES, Fernanda Ferrari. De quem - ou do quê - depende o sucesso da inclusão escolar?. Estilos clin. [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 96-115. ISSN 1415-7128.

Este artigo visa discutir a avaliação e o êxito educacional das crianças incluídas em escolas regulares, discutindo a experiência de inclusão de uma criança com Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e tomando como ponto de partida uma afirmação sobre reais possibilidades de avaliar os progressos apresentados por elas. Mas a quem cabe a responsabilidade de estabelecer as metas que tais crianças devem cumprir? É possível assegurar que os objetivos alcançados são suficientes para garantir que a criança vivencie uma inclusão escolar? Nesse sentido, este trabalho é um convite àqueles que estão, direta ou indiretamente, responsabilizados pela inclusão escolar a refletirem sobre a prática educacional cotidiana.

Keywords : educação; inclusão escolar; psicanálise e crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License