SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1As situações de handicap no processo de escolarização: quais seriam seus determinantes?A escuta de professores no trabalho de inclusão escolar de crianças psicóticas e autistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

ARANTES, Fernanda Ferrari. De quem - ou do quê - depende o sucesso da inclusão escolar?. Estilos clin. [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 96-115. ISSN 1415-7128.

Este artigo visa discutir a avaliação e o êxito educacional das crianças incluídas em escolas regulares, discutindo a experiência de inclusão de uma criança com Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e tomando como ponto de partida uma afirmação sobre reais possibilidades de avaliar os progressos apresentados por elas. Mas a quem cabe a responsabilidade de estabelecer as metas que tais crianças devem cumprir? É possível assegurar que os objetivos alcançados são suficientes para garantir que a criança vivencie uma inclusão escolar? Nesse sentido, este trabalho é um convite àqueles que estão, direta ou indiretamente, responsabilizados pela inclusão escolar a refletirem sobre a prática educacional cotidiana.

Palavras-chave : educação; inclusão escolar; psicanálise e crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License