SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Quando não há mais espaço - um estudo sobre a fratria das crianças autistasA clínica psicanalítica dos transtornos psicossomáticos: de Freud a Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

GIRARDI, Ana Lúcia F. Nobile. Intervenção precoce e a clínica fonoaudiológica. Estilos clin. [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 144-163. ISSN 1415-7128.

Este trabalho traz uma reflexão a partir de minha trajetória profissional, desde 1994, no Hospital Regional de Assis/SP sobre a clínica com bebês nascidos prematuramente. No início, as ações fonoaudiológicas com bebês estiveram inspiradas pela legitimidade do discurso do risco, em que se apoia a área. Entretanto, o comprometimento com a clínica ocasionou o meu afastamento desse discurso e, consequentemente, engendrou a aposta na força determinante da linguagem na estruturação subjetiva, isto é, na força do “discurso” como fonte de possibilidade de um vir-a-ser-sujeito da cria humana, atuando como posição de antecipação introduzida pelo laço com a parentalidade.

Palavras-chave : bebês prematuros; fonoaudiologia; subjetividade; parentalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License