SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Intervenção precoce e a clínica fonoaudiológicaConsiderações acerca do brincar e do estatuto da fantasia a partir de proposições teóricas que baseiam a pesquisa IRDI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

MAIA, Maria Vitória Campos Mamede  e  PINHEIRO, Nadja Nara Barbosa. A clínica psicanalítica dos transtornos psicossomáticos: de Freud a Winnicott. Estilos clin. [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 164-177. ISSN 1415-7128.

O artigo reflete sobre as dificuldades da clínica dos Transtornos Psicossomáticos. Baseia-se em Freud e Winnicott para conceituá-los como uma defesa psíquica referente a um modo de organização subjetiva bastante arcaico do desenvolvimento afetivo no qual a função simbólica operada pela linguagem ainda não fora alcançada pelo infante. Destaca-se a necessidade de se incluir o holding como instrumento clínico além da interpretação. Como ilustração, apresenta-se um caso clínico no qual o movimento de integração das vivências pré-verbais requisitou o envolvimento de todos os membros de uma família.

Palavras-chave : transtornos psicossomáticos; clínica psicanalítica; holding; integração.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License