SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A clínica psicanalítica dos transtornos psicossomáticos: de Freud a WinnicottAto puro e a clínica dos estados paradoxais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

PAOLO, Angela Flexa Di  e  BARROS, Carolina Valério. Considerações acerca do brincar e do estatuto da fantasia a partir de proposições teóricas que baseiam a pesquisa IRDI. Estilos clin. [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 178-193. ISSN 1415-7128.

Este trabalho foi concebido a partir da temática sobre o brincar e o estatuto da fantasia, eixo teórico da AP3. Propõe-se o brincar como via de elaboração de uma versão particular acerca dos significantes relacionados à construção do próprio corpo da criança, ao seu Outro e ao mundo que a ela se apresenta, assim como expressão da posição da criança como sujeito em constituição e mesmo sujeito que (já) é. Em sua relação com a fantasia - ou como via de expressão fantasmática -, o brincar viabiliza processos de representação e, paradoxalmente, aponta para algo que resiste a ser representado, mas que continua a atuar no psiquismo.

Palavras-chave : brincar; fantasia; desenvolvimento infantil; indicadores clínicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License