SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2A produção brasileira no campo das articulações entre psicanálise e educação a partir de 1980Can you teach educators to include? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128

Abstract

COHEN, Ruth Helena Pinto  and  MELO, Amanda Gonçalves da Silva. Entre o hospital e a escola: o cancer em crianças. Estilos clin. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp. 306-325. ISSN 1415-7128.

No presente artigo propomo-nos levantar alguns impasses escolares de crianças adoecidas pelo câncer. Ao constatarmos seus impedimentos à vida escolar buscamos trazer à discussão questões inerentes às barreiras impostas pelo adoecimento, laços sociais e pela própria instituição escola. Nossas intervenções, orientadas pela psicanálise, vêm indicando que a infância, quando inscrita no ambiente hospitalar, sofre mudanças que necessitam uma reorganizacão dos investimentos libidinais da criança, dos pais e dos profissionais envolvidos no processo. Mesmo que a legislação brasileira reconheça o direito de crianças e adolescentes hospitalizados ao atendimento pedagógico-educacional, que escolhas têm esses sujeitos? O que pode um psicanalista, desafiado em sua cidade, responder a esses impasses sem abrir mão de sua ética no laço estabelecido com as áreas da saúde e da educação?

Keywords : crianças com câncer; adoecimento; doença; psicanálise; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License