SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2É possível ensinar educadores a incluir?: Como ensinar educadores a ensinar alunos de inclusão?Sobre o tratamento de um menino de sete anos: reflexões sobre inibição e angústia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

TERRISSE, André  e  BUZNIC-BOURGEACQ, Pablo. A validação científica das pesquisas em didática da Educação Física e Esportiva (EFE). Estilos clin. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp. 346-361. ISSN 1415-7128.

Qualquer pesquisa de natureza científica coloca a questão de sua validação, notadamente em Ciências Humanas, enfim, são mais valorizados os métodos qualitativos, devido ao seu objeto. De que modo a validação científica em um contexto de ensino se caracteriza por sua contingência, por sua impossibilidade de antecipar seus efeitos, bem como pela "divisão" do professor? Este trabalho propõe, a partir de um trabalho de ensino clínico em EFE (Educação Física e Esportiva), uma análise dos modos de interpretação dos resultados da investigação, a fim de especificar as condições teóricas e metodológicas para a construção de um caso.

Palavras-chave : pesquisa em didática clínica; educação física e esportiva (EFE); a construção de caso; a validação científica; divisão do sujeito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License