SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2O manhês: costurando laçosO corpo e o gozo na constituição do sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

SABOIA, Camila. Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica?. Estilos clin. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp. 434-441. ISSN 1415-7128.

Propomos uma reflexão sobre as interfaces entre o método de observação e o método de tratamento no avanço da pesquisa clínica psicanalítica. A clínica precoce nos convoca à necessidade de uma redimensão do objeto de estudo, pois intervirmos num tempo que antecede aquele do da linguagem. Nesse sentido, interrogamos se o valor metafórico da palavra poderia ser comparado ao valor dos gestos e do comportamento do bebê. Winnicott, ao enfatizar sobre a diferença entre "primitivo" e o "profundo", oferece-nos novos subsídios para compreender que a "criança da observação" e a "criança da cura analitica" não são antagônicas, mas sim complementares.

Palavras-chave : método de observação; método de tratamento; intervenção precoce; pesquisa em psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License