SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Differential diagnosis psychosis and autism: impairments of transitivism and constitution of the other author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128

Abstract

MARFINATI, Anahi Canguçu  and  ABRAO, Jorge Luís Ferreira. O pensamento psicanalítico sobre o autismo a partir da análise da Revista Estilos da Clínica. Estilos clin. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 14-31. ISSN 1415-7128.

Atualmente, observamos o surgimento de trabalhos clínicos e institucionais com crianças autistas no Brasil, cujos reflexos resultaram em publicações distribuídas em periódicos nacionais. Este artigo tem por objetivo discutir o tema do autismo a partir da análise de artigos publicados no periódico Estilos da Clínica, o qual é direcionado ao tema da infância e psicanálise. Para tal, fizemos um estudo qualitativo de artigos publicados nesta revista (de 1996 a 2007), congregando um total de trinta e cinco trabalhos. A discussão é apresentada por meio de eixos temáticos: a clínica e perspectivas de tratamento e a problemática da escolarização destinada a essas crianças.

Keywords : autismo; psicanálise; Estilos da Clínica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License