SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Diagnóstico diferencial entre psicose e autismo: impasses do transitivismo e da constituição do outroO trabalho com sonhos na clínica das psicoses não decididas da infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

SOUZA, Luciana Castilho de. Considerações psicanalíticas sobre o tratamento do outro no autismo. Estilos clin. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 52-65. ISSN 1415-7128.

O presente artigo busca discutir os avanços teóricos de Rosine e Robert Lefort sobre a clínica do autismo sublinhando, sobretudo a formulação de uma clínica onde não há Outro mediante a apresentação de fundamentos da teoria psicanalítica de orientação lacaniana. Para tal, o estudo de componentes estruturais do autismo torna-se essencial visto que a publicação de Daniel Tammet sobre seu funcionamento subjetivo esclarece elementos fundamentais, a saber: encapsulamento, objetos autísticos, duplos e construção de uma língua própria. Enfim, uma vez que a tentativa da construção de tais componentes pelo sujeito autista opera-se, um tratamento do Outro se torna possível.

Palavras-chave : objeto autístico; tratamento do Outro; autismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License