SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1El trabajo com sieños en la clínica de las psicosis no decididas de la infanciaConsideraciones psicoanaliticas sobre el delirio de la influencia en el psicoanálisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128

Resumen

KLINGER, Ellen Fernanda; REIS, Beatriz Kauri dos  y  SOUZA, Ana Paula Ramos de. A inclusão dos pais na clínica das psicoses infantis. Estilos clin. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 96-115. ISSN 1415-7128.

A psicose infantil é uma psicopatologia severa, comprometedora do desenvolvimento da criança em termos de linguagem, interação social, brincar, entre outros. Na perspectiva psicanalítica, a função materna e paterna tem um importante papel na estruturação do quadro psicótico. Neste trabalho, propôs-se apresentar o caso clínico de uma menina de dez anos com diagnóstico de psicose infantil, discutindo alguns aspectos relativos à evolução dos atendimentos, bem como a inclusão parental na psicoterapia infantil e às mudanças no vínculo mãe-filha. Levantaram-se reflexões acerca da relação com o Outro na psicose infantil e quais as possibilidades dessas crianças de se constituir subjetivamente.

Palabras clave : psicose infantil; diagnóstico; psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License