SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1O trabalho com sonhos na clínica das psicoses não decididas da infânciaConsiderações psicanalíticas sobre o delírio de influência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

KLINGER, Ellen Fernanda; REIS, Beatriz Kauri dos  e  SOUZA, Ana Paula Ramos de. A inclusão dos pais na clínica das psicoses infantis. Estilos clin. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 96-115. ISSN 1415-7128.

A psicose infantil é uma psicopatologia severa, comprometedora do desenvolvimento da criança em termos de linguagem, interação social, brincar, entre outros. Na perspectiva psicanalítica, a função materna e paterna tem um importante papel na estruturação do quadro psicótico. Neste trabalho, propôs-se apresentar o caso clínico de uma menina de dez anos com diagnóstico de psicose infantil, discutindo alguns aspectos relativos à evolução dos atendimentos, bem como a inclusão parental na psicoterapia infantil e às mudanças no vínculo mãe-filha. Levantaram-se reflexões acerca da relação com o Outro na psicose infantil e quais as possibilidades dessas crianças de se constituir subjetivamente.

Palavras-chave : psicose infantil; diagnóstico; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License