SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A inclusão dos pais na clínica das psicoses infantisImaginário, eu e psicose nos primeiros seminários de Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

ALMEIDA, Patrick Magalhães Monteiro de. Considerações psicanalíticas sobre o delírio de influência. Estilos clin. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 116-131. ISSN 1415-7128.

O artigo busca desenvolver reflexões sobre a questão do delírio de influência na esquizofrenia a partir de casos clássicos da história da psicanálise - apresentados sobretudo por Victor Tausk, assim como por S. Freud e Margaret Mahler - colocando em evidência a relação da máquina ao corpo do psicótico, tentando assim tecer considerações a partir da teoria lacaniana para realizar uma leitura atualizada destes casos: uma vez que a compensação imaginária não opera mais para esses sujeitos, tem-se então psicóticos sobre influência, seja por máquinas, seja por um semelhante - consequência direta sobre o corpo e seus orgãos da foraclusão da significação fálica.

Palavras-chave : Victor Tausk; S. Freud; J. Lacan; esquizofrenia; teoria analítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License