SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Um olhar singular: a clínica na instituição de saúde mentalRepresentações maternas: teóricos e possibilidades de avaliação e intervenção clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

STELLIN, Regina Maria Ramos; MONTEIRO, Camila Fonteles d'Almeida; ALBUQUERQUE, Renata Alves  e  MARQUES, Cláudia Maria Xerez Camara. Processos de construção de maternagem. Feminilidade e maternagem: recursos psíquicos para o exercício da maternagem em suas singularidades. Estilos clin. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 170-185. ISSN 1415-7128.

Este artigo discute questões relacionadas à maternidade e feminilidade e tem como objetivos verificar os recursos psíquicos necessários para que uma mulher se constitua como mãe. Partimos de uma pesquisa qualitativa realizada com gestantes de dois serviços de pré-natal. Os discursos coletados a partir das entrevistas foram divididos em duas categorias e analisados de acordo com a teoria psicanalítica. Podemos supor que para exercer a maternidade é necessário que a mulher disponha de recursos psíquicos específicos. Existe uma singularidade psíquica para se inserir neste lugar de mãe.

Palavras-chave : maternidade; feminilidade; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License