SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Procesamiento de la construcción de maternidad femineidad y maternidad: recursos psíquicos para que una mujer sea madreUn "estilo" obsesivo en el funcionamiento materno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128

Resumen

CABRAL, Stela Araújo  y  LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro. Representações maternas: teóricos e possibilidades de avaliação e intervenção clínica. Estilos clin. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 186-203. ISSN 1415-7128.

As representações maternas englobam expectativas, fantasias e desejos da mãe sobre o bebê, assim como os aspectos transgeracionais ligados a isso. O objetivo do presente artigo é abordar essas representações, destacando as representações da mulher sobre a sua própria mãe e sobre o bebê. Além disso, buscou-se apresentar as possibilidades de avaliação e intervenção clínica sobre essas representações, segundo a perspectiva psicanalítica. Ressalta-se que a exploração das representações maternas constitui uma importante ferramenta da clínica pais-bebê, auxiliando na melhoria da qualidade dessa relação. Em decorrência disso, tal investigação poderia ser mais utilizada tanto no contexto clínico como de pesquisa.

Palabras clave : representações maternas; psicanálise; relação mãe-criança.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License