SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Processos de construção de maternagem. Feminilidade e maternagem: recursos psíquicos para o exercício da maternagem em suas singularidadesUm "estilo" obsessivo no funcionamento materno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

CABRAL, Stela Araújo  e  LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro. Representações maternas: teóricos e possibilidades de avaliação e intervenção clínica. Estilos clin. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 186-203. ISSN 1415-7128.

As representações maternas englobam expectativas, fantasias e desejos da mãe sobre o bebê, assim como os aspectos transgeracionais ligados a isso. O objetivo do presente artigo é abordar essas representações, destacando as representações da mulher sobre a sua própria mãe e sobre o bebê. Além disso, buscou-se apresentar as possibilidades de avaliação e intervenção clínica sobre essas representações, segundo a perspectiva psicanalítica. Ressalta-se que a exploração das representações maternas constitui uma importante ferramenta da clínica pais-bebê, auxiliando na melhoria da qualidade dessa relação. Em decorrência disso, tal investigação poderia ser mais utilizada tanto no contexto clínico como de pesquisa.

Palavras-chave : representações maternas; psicanálise; relação mãe-criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License