SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Um "estilo" obsessivo no funcionamento maternoO diabo e a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

JURAS, Mariana Martins  e  COSTA, Liana Fortunato. O divórcio destrutivo na perspectiva de filhos com menos de 12 anos. Estilos clin. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 222-245. ISSN 1415-7128.

O presente trabalho aborda o ponto de vista dos filhos pequenos na dinâmica do divórcio destrutivo e insere-se no contexto jurídico durante a realização do estudo psicossocial. Sujeitos: três famílias divorciadas com filhos menores de 12 anos de idade. Fundamentação teórica: Teoria Familiar Sistêmica. Método: pesquisa-ação. Instrumentos: entrevistas semiestruturadas, genograma familiar, visita domiciliar e desenho da família realizado pelas crianças. Os resultados evidenciaram que as crianças freqüentemente são incluídas no conflito e manifestam sentimentos de sofrimento e insatisfação com o conflito conjugal. Por outro lado, evidenciaram recursos importantes para o enfrentamento desse divórcio, como o fortalecimento da fratria.

Palavras-chave : divórcio destrutivo; Psicologia Jurídica; desenho da família; fratria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License