SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2As crianças de hoje são mais sabidas?Para além dos "encaixamentos": a noção de ensino universitário afetada pela teoria psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

REVAH, Daniel. O ideal cultural na definição da infância. Estilos clin. [online]. 2011, vol.16, n.2, pp. 348-367. ISSN 1415-7128.

As representações sobre as etapas da vida vêm se alterando significativamente nas últimas décadas. Em relação à infância, passa-se da ideia de infância como invenção moderna à suspeita de que estaria desaparecendo. No debate acadêmico, muitos pensam as questões implicadas nessa mudança ora aproximando ora distanciando crianças e adultos, não atentando para o que neles opera como ideal cultural: o significante jovem/juventude. Neste artigo, destaca-se certo percurso desse significante e o que ele instaura como ideal cultural, tendo em vista os dispositivos especulares que hoje definem o lugar da infância, como o dispositivo Barbie, analisado no final deste artigo.

Palavras-chave : jovens; infância; desenvolvimento infantil.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )