SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Uma análise possível do discurso da psicanáliseReflexões sobre a ética da psicanálise e sua contribuição para práticas de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

SCAGLIA, Andressa Pin; MISHIMA, Fernanda Kimie Tavares  e  BARBIERI, Valéria. Entrevista familiar como facilitadora no processo de triagem de uma clínica escola. Estilos clin. [online]. 2011, vol.16, n.2, pp. 404-423. ISSN 1415-7128.

A família possui um papel de grande relevância no desenvolvimento emocional da criança, é capaz de desempenhar um papel facilitador na compreensão de sua sintomatologia. O presente trabalho apresenta a entrevista familiar diagnóstica como uma técnica utilizada no processo de triagem infantil em uma clínica-escola a fim de facilitar a compreensão do caso atendido. Para tanto, apresentar-seá um caso clínico de uma criança de oito anos de idade, do sexo masculino, que foi atendida no Serviço de Triagem e Atendimento Infantil e Familiar (STAIF) do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA) da FFCLRP da Universidade de São Paulo (USP).

Palavras-chave : clínica-escola; triagem infantil; psicodiagnóstico interventivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )