SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Mito e verdade em freud: como se constrói uma clínicaA melancolia no feminino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

MAIA, Aline Borba; MEDEIROS, Cynthia Pereira de  e  FONTES, Flávio. O conceito de sintoma na psicanálise: uma introdução. Estilos clin. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 44-61. ISSN 1415-7128.

O conceito de sintoma é fundamental na psicanálise, orienta a sua práxis, demarca seus limites terapêuticos e se tornou objeto de interesse a outros campos, como a educação. Apresentamos a evolução deste conceito nas obras de Freud e Lacan, oferecendo ao leitor um guia na trajetória desses autores e convidando-o a construir o seu próprio percurso. Miller (1987), Ocariz (2003) e Conde (2008) apresentaram o caminho para a leitura dos originais revelando que, ao longo da obra de Freud, o sintoma aparece como expressão de um conflito psíquico; mensagem do inconsciente e satisfação pulsional. Já Lacan, lendo Freud, apresenta o sintoma como mensagem; gozo e invenção.

Palavras-chave : teoria psicanalítica; sofrimento psíquico; conceito de synthome; formações do inconsciente; tratamento analítico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )