SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A prática psicanalítica de Françoise Dolto a partir de seus casos clínicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

NEUWALD, Marla Finkler  e  FERRARI, Andrea Gabriela. Clínica de crianças com transtornos: quando a preocupação está para além do orgânico. Estilos clin. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 184-205. ISSN 1415-7128.

Apesar de a constituição do sujeito não residir somente no orgânico, não podemos desconsiderar que limitações no real do corpo podem impor obstáculos no processo de constituição subjetiva. A partir de questionamentos da minha experiência clínica como fisioterapeuta neuropediátrica e do meu percurso acadêmico no curso de especialização em atendimento clínico - ênfase psicanálise, alguns interrogantes sobre a prática clínica com crianças com transtornos neuromotores foram surgindo. Testemunhando uma carência na articulação entre esses saberes, busquei encadear conhecimentos das duas especificidades objetivando propor uma clínica que tome a criança como um sujeito em constituição e não apenas preocupada com o real orgânico da lesão.

Palavras-chave : transtornos neuromotores; psicanálise de crianças; fisioterapia neuropediátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )