SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Clínica de crianças com transtornos: quando a preocupação está para além do orgânicoIntervenção psicanalítica conjunta pais-filhos: fundamentos teórico/clínicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

SOLER, Vanessa Tramontin da  e  BERNARDINO, Leda Mariza Fischer. A prática psicanalítica de Françoise Dolto a partir de seus casos clínicos. Estilos clin. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 206-227. ISSN 1415-7128.

Este artigo se embasa no trabalho e teoria de Françoise Dolto. Tivemos como objetivos compreender os pressupostos básicos de sua teoria; caracterizar as intervenções do psicanalista na análise com crianças; e exemplificar seu método através do recorte das principais intervenções realizadas no Caso Dominique e no caso Bernadette. Como resultado, constatamos que Dolto trabalhava com maestria o fenômeno da transferência e as situações de interpretação; providenciava a oferta de recursos adequados à condição da criança; conduzia o trabalho com os pais permitindo a efetivação do sentimento de confiança neles, em aderirem ao tratamento analítico de seus filhos.

Palavras-chave : psicanálise com crianças; Françoise Dolto; transferência; interpretação; trabalho com pais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )