SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Irene: das sensações às emoçõesA psicanálise e o professor que amarelou índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

LIMA, Ana Laura Godinho. O normal e o patológico na relação mãe-bebê: um estudo a partir de manuais de puericultura publicados no Brasil (1919-2009). Estilos clin. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 324-343. ISSN 1415-7128.

Este artigo pretende refletir sobre os critérios de normalidade que se aplicam à relação mãe-bebê. As questões que orientam a análise são as seguintes: como é uma relação mãe-bebê considerada normal? Por outro lado, o que é considerado patológico nessa modalidade de relação? Por meio do exame de manuais de puericultura publicados desde as primeiras décadas do século XX, busca-se verificar mudanças e permanências nas maneiras especializadas de avaliar as relações entre as mães e seus bebês como adequadas ou não. A análise fundamenta-se em textos de Canguilhem e Foucault sobre o conceito de normalização.

Palavras-chave : relação mãe-bebê; normalização da infância e da maternidade; manuais de puericultura; saberes especializados sobre os bebês.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )