SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Lo normal y lo patológico en la relación mamá-bebé: un estudio a partir de manuales de puericultura publicados en Brasil (1919-2009)El niño en la contemporaneidad: entre el saber y el goce índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128

Resumen

RIOLFI, Claudia Rosa. A psicanálise e o professor que amarelou. Estilos clin. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 344-358. ISSN 1415-7128.

Frente à mercantilização da educação, experimentamos uma epidemia cujo sintoma é a perda de coragem dos professores. Essa se origina na dificuldade de suportar a angústia gerada pela distância entre o aluno empírico e o do passado mítico, que se interessava espontaneamente pelo conhecimento articulado. Seu resultado é a impossibilidade, por parte das novas gerações, de criar com ele uma relação que transcenda o mero uso pragmático. Ao privilegiar o real, a segunda clínica de Lacan permite fundar saídas não moralistas para este impasse e compreender que, além das que já estão prontas na cultura, soluções singulares e criativas são necessárias.

Palabras clave : segunda clínica lacaniana; Inconsciente real; formação de professores; ensino de língua materna; estilos de aula.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )