SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Ideais e alteridade em uma pesquisa sobre a relação dos jovens com o saberFracasso na implementação de políticas educacionais: sintoma e emergência do sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

LIMA, Nádia Laguárdia de  e  REZENDE, Alice Oliveira. O poder normativo nas escolas e seus efeitos sobre os sujeitos. Estilos clin. [online]. 2013, vol.18, n.1, pp. 34-52. ISSN 1415-7128.

Entrevistas realizadas com professores de escolas públicas apontaram um discurso comum de que haveria um declínio do poder e da autoridade nas escolas e nas famílias, responsável por produzir diversos sintomas escolares. Referenciados pelas discussões de Foucault sobre as relações de poder nas instituições escolares e por autores da psicanálise, defendemos a hipótese de que não há um declínio, mas uma nova forma de poder nas escolas, o normativo. Determinado pelo discurso médico-científico, esse poder toma os sujeitos como objetos de medidas reguladoras e corretivas, baseadas na quantificação e na classificação generalizadas de comportamentos e desvios, que produzem segregação.

Palavras-chave : escola; poder; sujeitos; sintomas contemporâneos; psicanálise; escuela; poder; sujetos; síntomas contemporáneos; campo psicoanalítico.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )