SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1O poder normativo nas escolas e seus efeitos sobre os sujeitosProcuram-se professores histéricos: sobre o papel da escrita nas licenciaturas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Fracasso na implementação de políticas educacionais: sintoma e emergência do sujeito. Estilos clin. [online]. 2013, vol.18, n.1, pp. 53-60. ISSN 1415-7128.

Este artigo visa a interrogar o discurso sobre o "fracasso da política educacional" como um sintoma associado aos discursos do mestre, do capitalismo e da universidade, implicando a presença real do inconsciente nos laços sociais instituídos por meio do campo das políticas educacionais na contemporaneidade. Tratar o fracasso educacional como sintoma levou a um deslocamento da pergunta habitual "Por que as políticas educacionais fracassam?", para sustentar a hipótese de que o fracasso retrata o acontecimento do sujeito na estrutura discursiva. O estudo mostrou a importância de incluir o sujeito do desejo no campo de análise das políticas educacionais.

Palavras-chave : fracasso educacional; política educacional; psicanálise; teoria do discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )