SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Fracasso na implementação de políticas educacionais: sintoma e emergência do sujeitoA função constitutiva do luto na estruturação do desejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

FAIRCHILD, Thomas Massao. Procuram-se professores histéricos: sobre o papel da escrita nas licenciaturas. Estilos clin. [online]. 2013, vol.18, n.1, pp. 71-88. ISSN 1415-7128.

Desenvolvemos a tese de que o ensino de língua vem perdendo sua capacidade de fazer laços discursivos em decorrência da ruptura da cadeia dos significantes que sustentam o discurso do professor, ocasionada pela multiplicação das demandas sociais que recaem sobre o docente. Levanta-se a hipótese de que os cursos de licenciatura estejam passando por mutações semelhantes. Propõe-se que, a fim de evitar esse destino, a formação de professores deveria conduzir o estudante à histerização do discurso e, posteriormente, ao Discurso do Mestre. Esse percurso é exemplificado por meio da análise de excertos de versões sucessivas de uma monografia escrita por uma aluna de Letras.

Palavras-chave : escrita; discurso; licenciaturas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )