SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Características de uma clínica psicanalítica com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socialA fabricação da loucura na infância: psiquiatrização do discurso e medicalização da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

FERRAZ, Maria da Graça Chamma Ferraz e; FRAGOSO, Tassiana Barbeiro  e  MISQUIATTI, Andréa Regina Nunes. Estudo psicológico de um caso de distúrbio de linguagem. Estilos clin. [online]. 2013, vol.18, n.1, pp. 142-152. ISSN 1415-7128.

Buscamos descrever o caso de um menino de 6 anos, portador de distúrbio de linguagem associado a transtornos neurológicos, em terapia da linguagem. Relacionando as características psicopatológicas do paciente com um comprometimento neurológico pré-frontal, entendemos que os dois resultam em manifestações de agressividade verbal e física, bem como no distúrbio severo da linguagem. Esperamos ter contribuído para a compreensão dos distúrbios da comunicação associados aos sintomas psicogênicos e de transtornos neurológicos.

Palavras-chave : distúrbio da linguagem; distúrbios psicogênicos; relação simbólica; vínculo objetal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )