SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Elementos para entender o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: TDAHAs problemáticas alimentares e a desnutrição na infância: contribuições psicanalíticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

LOPES, Cléa Maria Ballão  e  PINHEIRO, Nadja Nara Barbosa. Notas sobre algumas implicações psíquicas da desconstrução da maternidade no processo de luto: um caso de nascimento-morte. Estilos clin. [online]. 2013, vol.18, n.2, pp. 358-371. ISSN 1415-7128.

O presente trabalho tem por objetivo discutir, a partir da psicanálise, questões relacionadas à maternidade em formação durante a gravidez, que é interrompida por ocasião da morte do bebê no momento ou logo após o parto. São feitas considerações sobre o efeito traumático desse evento para o psiquismo materno, no que se refere ao enfrentamento da ruptura e desconstrução do processo de maternidade, que durante o período gestacional estava se instalando e foi bruscamente interrompido e sobreposto pelo luto. O artigo encontra suporte em Winnicott e Freud e ancora-se nas noções de: preocupação materna primária, narcisismo, identificação e luto.

Palavras-chave : maternidade; luto; Freud; Winnicott; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )