SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Notas sobre algumas implicações psíquicas da desconstrução da maternidade no processo de luto: um caso de nascimento-morteTransgressão e criatividade em sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

CARVALHO, Ângela Sousa de; LIMA, Maria Celina Peixoto  e  MARTINS, Karla Patrícia Holanda. As problemáticas alimentares e a desnutrição na infância: contribuições psicanalíticas. Estilos clin. [online]. 2013, vol.18, n.2, pp. 372-386. ISSN 1415-7128.

Este artigo consiste em uma construção a partir da escuta de mães de crianças com desnutrição e queixas alimentares, tomando a psicanálise de Freud e Lacan como referencial teórico. Guardando as devidas particularidades, as crianças pesquisadas apresentam um quadro de desnutrição relacionado à recusa em se alimentar. O sintoma, então, se configura como uma recusa a qualquer alimento que não seja o leite materno, o que aponta para uma dificuldade em renunciar ao objeto seio e operar as devidas substituições para outros objetos/alimentos. Pode-se, desse modo, apontar que o diagnóstico da desnutrição infantil deve levar em consideração os fatores psíquicos relacionados ao âmbito da relação mãe-criança.

Palavras-chave : relação mãe-criança; psicanálise; desnutrição infantil; recusa alimentar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )