SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3The case of "little mermaid": a reflection on diferential diagnosis and the end of the analysis withClinical opportunities with children with signs of autism and their parents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128

Abstract

WAJNTAL, Mira. Reflexões sobre a clínica do autismo. Estilos clin. [online]. 2013, vol.18, n.3, pp. 532-542. ISSN 1415-7128.

A clínica psicanalítica com crianças autistas vem produzindo resultados que proporcionam avanços metapsicológicos principalmente em relação à compreensão dos destinos da pulsão e a instauração do circuito pulsional. O que não necessariamente produz um saber correspondente sobre suas causas etiológicas. O trabalho clínico realizado no eixo da alienação/separação resulta em uma significativa melhora da criança, mas nem sempre é suficiente para explicar a causa do autismo. A partir do conceito de causalidade psíquica e da comparação de dois casos clínicos, discutiremos se a manifestação e o sintoma estão sob a lógica da causa/consequência ou por serem motivadas por tramas de leis distintas - o inconsciente - distinguem-se desta lógica.

Keywords : autismo; psicanálise com crianças; causalidade psíquica; transferência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )