SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3O caso da "pequena sereia": uma reflexão sobre diagnóstico diferencial e final de análise com criançasAs oportunidades clínicas com crianças com sinais de autismo e seus pais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

WAJNTAL, Mira. Reflexões sobre a clínica do autismo. Estilos clin. [online]. 2013, vol.18, n.3, pp. 532-542. ISSN 1415-7128.

A clínica psicanalítica com crianças autistas vem produzindo resultados que proporcionam avanços metapsicológicos principalmente em relação à compreensão dos destinos da pulsão e a instauração do circuito pulsional. O que não necessariamente produz um saber correspondente sobre suas causas etiológicas. O trabalho clínico realizado no eixo da alienação/separação resulta em uma significativa melhora da criança, mas nem sempre é suficiente para explicar a causa do autismo. A partir do conceito de causalidade psíquica e da comparação de dois casos clínicos, discutiremos se a manifestação e o sintoma estão sob a lógica da causa/consequência ou por serem motivadas por tramas de leis distintas - o inconsciente - distinguem-se desta lógica.

Palavras-chave : autismo; psicanálise com crianças; causalidade psíquica; transferência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )