SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Clinical opportunities with children with signs of autism and their parentsTransference: from the very beginning of psychoanalysis until the studies of histery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128

Abstract

SAVOURNIN, Florence. Ensinar em estabelecimento especializado: relação com a prova e posição subjetiva do professor. Estilos clin. [online]. 2013, vol.18, n.3, pp. 559-573. ISSN 1415-7128.

Esta pesquisa envolve a análise das práticas de ensino com uma dupla referência: à didática e à Psicanálise. O conceito de "relação com a prova" (rapport à l'épreuve) permite explicar o significado atribuído por uma professora especializada à sua experiência com um grupo do Instituto Terapêutico, Educacional e Pedagógico (ITEP) na França. Aplicação didática, sujeito suposto saber, impossível de suportar são as três dimensões que estruturam a relação com a prova nesse espaço-tempo com os alunos, cujo maior desafio é a transmissão do saber. O estudo de caso mostra como, de uma forma sempre singular, um sujeito confronta o seu desejo de transmissão com a prática de ensino.

Keywords : práticas de ensino; ensino especializado; relação com a prova; didática clínica; estudo de caso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )