SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Ensinar em estabelecimento especializado: relação com a prova e posição subjetiva do professorPara concluir um projeto de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

RABELO, Fabiano Chagas  e  DIAS, Reginaldo Rodrigues. A transferência: dos primórdios da psicanálise aos estudos sobre histeria. Estilos clin. [online]. 2013, vol.18, n.3, pp. 574-590. ISSN 1415-7128.

Propomos discutir o percurso que Freud trilhou até isolar e nomear o fenômeno da transferência. Defendemos que uma importante condição para o surgimento da Psicanálise está na problematização da implicação ética por parte de quem conduz o tratamento suscitado pelo encontro com as manifestações da transferência na clínica da histeria. Nosso recorte compreende o período que vai do tratamento de Anna O., em 1880, até 1895. Nesse ínterim, acompanhamos o ordenamento progressivo das questões concernentes à técnica analítica em torno do problema da transferência e questionamos os diversos usos do termo transferência até a sua conceituação.

Palavras-chave : transferência; afeto; linguagem; sugestão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )