SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Nascimento e internação do bebê prematuro na vivência da mãe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

VORCARO, Ângela Maria Resende  e  CORREA, Fernanda Marinho. Um objeto reluzente - passos iniciais da clínica psicanalítica com bebês de D. W. Winnicott. Estilos clin. [online]. 2014, vol.19, n.1, pp. 14-39. ISSN 1415-7128.

Com base em interrogações concernentes à especificidade da clínica psicanalítica com bebês, retomamos o método winnicottiano denominado "Observação de bebês em uma situação estabelecida" (Winnicott, 1941/1978a) para recuperar seu alcance teórico-clínico. Com esse instrumento, Winnicott avalia a condição psíquica do bebê em um setting específico que inclui o clínico, a mãe, o bebê e uma espátula reluzente. O instrumento winnicottiano, mesmo tendo sido descrito em um artigo da década de 1940, é atual e eficaz para reconhecer os sinais precoces de sofrimento do bebê.

Palavras-chave : desenvolvimento; clínica psicanalítica com bebês; jogo da espátula; Winnicott; saúde psíquica da criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )