SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Un objeto brillante - pasos iniciales del tratamiento psicoanalitico de los bebés con D. W. WinnicottEntre lo extraño y lo familiar - los desafíos para la prevención índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128

Resumen

PERGHER, Daniel Nardini Queiroz; CARDOSO, Carmen Lúcia  y  JACOB, Adriana Vilela. Nascimento e internação do bebê prematuro na vivência da mãe. Estilos clin. [online]. 2014, vol.19, n.1, pp. 40-56. ISSN 1415-7128.

Este estudo objetiva compreender as condições emocionais de uma mãe após o nascimento e internação de uma bebê prematura de muito baixo peso. O trabalho tem enfoque qualitativo e utiliza como método o estudo de caso instrumental. É analisada, sob a perspectiva de Winnicott, a vivência de uma mãe que já havia perdido dois bebês durante as gestações e um prematuro. A análise permite compreender a dinâmica emocional e a fragilidade egoica materna. É possível ampliar o olhar sobre a prematuridade e tecer considerações a respeito das possibilidades de ajuda oferecida às mães de bebês prematuros.

Palabras clave : mãe-bebê; bebê prematuro; psicanálise; estudo de caso; equipe de saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )