SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Between the strange and the familiar - challenges for preventionThe initial times of motherhood: indiferentiation or intersubjectivity within the mother-infant primitive relationship? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128

Abstract

REI, Vívian Anijar Fragoso; RAMIREZ, Xochiquetzaly Yeruti de Avila  and  BERLINCK, Manoel Tosta. As dores do parto. Reflexões psicopatológicas em torno da angústia e do narcisismo primitivo. Estilos clin. [online]. 2014, vol.19, n.1, pp. 67-77. ISSN 1415-7128.

Este trabalho tem como ponto de partida os enigmas suscitados pelo discurso de duas pacientes para refletir sobre as dores do parto e o pathos nele implicado. O trabalho visa aprofundar a dimensão dolorosa do nascimento, posto que nele opera um processo de disjunção. Analisa-se como a dor e o sofrimento vivenciados por Tânia e Luíza no momento do parto configuram a angústia atrelada ao inquietante e ao narcisismo primitivo. O texto também ressalta a "lavagem das dores" como possibilidade terapêutica, a qual viabiliza a passagem da angústia provocada pela disjunção para a emergência do amor materno.

Keywords : dores do parto; disjunção; angústia; narcisismo primitivo; amor materno.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )