SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1As dores do parto. Reflexões psicopatológicas em torno da angústia e do narcisismo primitivoRessonâncias do inconsciente materno e familiar na sintomatologia infantil e no setting analítico à luz de um caso clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

SANTOS, Natália De Toni Guimarães dos  e  ZORNIG, Silvia Abu-Jamra. Primeiros tempos da maternidade: indiferenciação ou intersubjetividade na relação primitiva com o bebê?. Estilos clin. [online]. 2014, vol.19, n.1, pp. 78-90. ISSN 1415-7128.

Este texto tem por objetivo analisar a função do outro materno nos primórdios da vida psíquica do bebê, enfatizando a dimensão relacional e fundadora dessas trocas. Nessa perspectiva, pretendemos discutir a noção winnicottiana de preocupação materna primária para refletir sobre seu paradoxo: indiferenciação ou intersubjetividade? A abordagem clássica e bastante conhecida de Winnicott é problematizada à luz de autores contemporâneos como Ogden e Roussillon, que propõem uma complexificação de seu pensamento, introduzindo na relação primária mãe-bebê a noção de intersubjetividade.

Palavras-chave : preocupação materna primária; indiferenciação; intersubjetividade; psicanálise; relação mãe-bebê.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )