SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Ressonâncias do inconsciente materno e familiar na sintomatologia infantil e no setting analítico à luz de um caso clínicoNeurose obsessiva na infância - contribuições psicanalíticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

DORADO, Rafael de Castro  e  CARREIRA, Alessandra Fernandes. A transferência, o analista e a angústia. Estilos clin. [online]. 2014, vol.19, n.1, pp. 111-127. ISSN 1415-7128.

Este trabalho aborda a emergência de angústia no analista em um caso de psicanálise com crianças. Lacan (2005) aponta que não é raro o analista ser tomado pela angústia quando em contato com seu paciente. A questão evocada é: o que acontece? Não se pretende responder ou fechar a questão, contudo, com base em um caso clínico, pretende-se ler nas entrelinhas o que está em jogo na análise e, por conseguinte, refletir sobre a emergência da transferência como correlata ao surgimento da angústia. No caso clínico apresentado, a analista que recebe o paciente lança mão da interpretação para manejar uma transferência negativa. A transferência é o campo em que o analista atua, e é nesse campo que o analista, saindo de sua função, converte-se em um sujeito afetado pela angústia. Nesse momento de emergência da angústia, mostra-se como a analista utiliza táticas para retornar à função de causa, fazendo semblante de objeto.

Palavras-chave : transferência; analista; angústia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )