SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1The transfer, the analyst and the anguishSome strategies of (self) treatment by the autistic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128

Abstract

MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos; MARTINEZ, Viviana Carola Velasco; SILVA, Ângela Cristina da  and  PRIMAK, Bianca. Neurose obsessiva na infância - contribuições psicanalíticas. Estilos clin. [online]. 2014, vol.19, n.1, pp. 128-149. ISSN 1415-7128.

Como parte da pesquisa sobre a neurose obsessiva depois da publicação das obras de Freud, este artigo apresenta uma revisão bibliográfica a respeito da formação e o desenvolvimento da neurose obsessiva na criança no discurso pós-freudiano. O material foi organizado em temas: casos clínicos, origem e desenvolvimento, período de latência e lugar da mãe. Diversos pontos de vista são apresentados, e discute-se se existe, de fato, para os autores, neurose obsessiva como um quadro patológico propriamente dito na infância. A maioria dos autores se recusa a aceitar a neurose obsessiva na infância enquanto quadro realmente estabelecido.

Keywords : neurose obsessiva; infância; psicanálise com crianças; desenvolvimento libidinal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )