SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Aspectos diferenciales de la noción de ego y de self en la obra de Winnicott índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128

Resumen

LERNER, Ana Beatriz Coutinho; FONSECA, Paula Fontana; SAYAO, Yara  y  MACHADO, Adriana Marcondes. Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação. Estilos clin. [online]. 2014, vol.19, n.1, pp. 199-208. ISSN 1415-7128.

O Plantão Institucional é um serviço oferecido pelo Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia (USP) para grupos de profissionais que trabalham na interface da Psicologia com os campos da Educação, Saúde Mental e Assistência Social. Nossa hipótese de trabalho é de que a oferta de um espaço de fala e de interlocução para esses profissionais promove a mobilização do desejo implicado na ação educativa, um reposicionamento do sujeito diante das questões suscitadas pelo trabalho e a ampliação do repertório de estratégias criadas para o enfrentamento das dificuldades que emergem no campo educativo.

Palabras clave : psicanálise; educação; mal-estar; instituição.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )