SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Autismo e os primórdios da palavra: pulsão invocante, corpo e linguagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

MARFINATI, Anahi Canguçu  e  ABRAO, Jorge Luís Ferreira. Um percurso pela psiquiatria infantil: dos antecedentes históricos à origem do conceito de autismo. Estilos clin. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp. 244-262. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i2p244-262.

O presente artigo constitui-se em um estudo conceitual que tem por objetivo traçar um percurso histórico do saber psiquiátrico sobre a criança, assinalando o modo como a conceituação de autismo infantil origina-se dentro desse panorama. Para tal, dividimos este trabalho em três momentos: o primeiro, dedicado à discussão da noção de retardamento mental, seguido pela problematização das primeiras reflexões acerca das psicoses da infância e o nascimento da clínica pedopsiquiátrica e a conceituação de autismo pela Psiquiatria. Assim, buscamos compreender o sentido e a origem das práticas atuais, analisando criticamente os manuais psiquiátricos e sua repercussão na psicopatologia infantil.

Palavras-chave : autismo; psiquiatria infantil; história; psicopatologia infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )