SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Autismo e os primórdios da palavra: pulsão invocante, corpo e linguagemEspelhos no autismo: alicerces para a criação de um estofo imaginário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

LEIRAS, Ema Ponce de León  e  BATISTELLI, Fátima Maria Vieira. Reflexões psicanalíticas sobre um caso com transtorno do espectro autista (TEA). Estilos clin. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp. 277-293. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i2p277-293.

A partir do material clínico apresentado pela analista de uma menina com TEA, outra analista realiza reflexões centradas na primeira etapa do trabalho, focando-se, principalmente, nas sensações e na relação corpo a corpo. Na medida em que o afeto experienciado, assim como o encontro com o outro e seu desejo, é o que outorga sentido à experiência sensorial, a ferramenta fundamental nessa etapa do trabalho será a utilização da própria percepção e afetividade, colocadas a serviço de captar os mínimos signos e convertê-los em sinais. São analisadas as formas de intervenção e a modalidade interpretativa da analista, que possibilitam experiências novas e fundantes do psiquismo, por meio das quais se vão produzindo movimentos de simbolização.

Palavras-chave : autismo; caso clínico; técnica de análise de crianças; afeto; simbolização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )