SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Espelhos no autismo: alicerces para a criação de um estofo imaginárioDa escrita no corpo à escrita no papel: os caminhos do aprender a escrever índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

COX, Flaviana Estrela Maroja  e  BEAUQUIER-MACCOTTA, Bérengère. Representações maternas durante uma gravidez patólogica: o caso da anemia falciforme. Estilos clin. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp. 309-324. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i2p309-324.

As representações maternas são um conjunto de expectativas, fantasias, anseios, medos e percepções da mãe de sua gravidez, de sua futura função parental e de seu bebê. O presente artigo trata destas representações durante a gravidez patológica de mulheres com anemia falciforme. Para isto, uma pesquisa qualitativa foi realizada com cinco gestantes a fim de analisar suas representações, seguindo uma perspectiva psicanalítica. Salienta-se que a observação das representações maternas constitui uma importante ferramenta para a prevenção de distúrbios da relação mãe-bebê. No decorrer do estudo, observamos que as representações maternas podem ser afetadas pela doença materna.

Palavras-chave : representações maternas; gravidez; anemia falciforme; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )