SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Autism and parentingThe suffering of the young child mistreated and his parents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128

Abstract

CORCOS, Maurice. A adolescente anoréxica e sua família: uma desafiliação por abstinência. Estilos clin. [online]. 2015, vol.20, n.1, pp. 27-42. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i1p27-42.

No cruzamento da psicologia individual, das relações familiares e sociais e do âmbito médico, os distúrbios das condutas alimentares oferecem um modelo dos determinantes que se desenvolvem preferencialmente no adolescente e em sujeitos femininos. Este artigo retoma as principais discussões sobre as condutas alimentares, articulando-as aos mecanismos neurobiológicos que detêm o risco de uma depressão melancólica. Uma hipótese central será evocada: a falha da função materna, de modo particular, no investimento do corpo autônomo, vivo e erótico da criança. Essa falha não favoreceria uma integração suficientemente boa do feminino no sujeito e participaria do advento de uma organização sadomasoquista fixando-o a objetos infantis.

Keywords : distúrbio alimentar; adolescência; clivagem corpo-psique; falha da função materna; integração do feminino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License