SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1A adolescente anoréxica e sua família: uma desafiliação por abstinênciaConsiderações sobre os sofrimentos da infância e a passagem para a idade adulta a partir da experiência das terapias psicanalíticas familiares¹ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

GOVINDAMA, Yolande. O sofrimento da criança pequena maltratada e seus pais. Estilos clin. [online]. 2015, vol.20, n.1, pp. 43-58. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i1p43-58.

As estatísticas francesas mostram que um grande número de maus-tratos dirigidos a crianças de 0 a 3 anos passa despercebido por causa da negação dos pais. Os laços das crianças dessa idade ainda são tão psiquicamente alienados a seus pais que elas não conseguem expressar seu próprio sofrimento. Nos pais abusadores, a relembrança de sua própria infância não os deixa diferenciarem-se de suas crianças. Esse laço pais-criança, estruturado a partir da identificação projetiva patológica, implica um dispositivo clínico especial para o tratamento pais - criança. Esse dispositivo singular possibilita diferenciar a criança real dessa relação alienante. Isso será ilustrado por meio de um caso clínico.

Palavras-chave : Maus-tratos; criança pequena; tratamento pais - criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License