SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1The support of the autistic double in the construction of the imaginary in autismThe impossible exchange of adolescence: a psychoanalytic analysis of the awakening of sexuality through the movie "The way he looks", by Daniel Ribeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128

Abstract

BORGES, Sonia Xavier de Almeida  and  COSTA, Simone. Um "homem calculável"?. Estilos clin. [online]. 2015, vol.20, n.1, pp. 106-119. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/http//dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i1p106-119.

A Psicanálise, na medida em que ganha espaço como um discurso explicativo do comportamento humano e dos laços sociais é confrontada com a necessidade de pensá-los como registros em que a transmissão simbólica pode e deve ocorrer. Como ser de linguagem, o homem pode transmitir as marcas simbólicas constitutivas de sua cultura, tendo em vista encontrar nela o seu lugar. A técnica e a tecnologia, que fazem parte deste legado, vêm sendo priorizadas no âmbito dos vários níveis do ensino. Sustentamos que a educação não pode ser reduzida a elas, já que a transmissão simbólica ultrapassa em muito uma formação cujo objetivo seja o ensino de competências técnicas produtoras do que denominamos de "homem calculável".

Keywords : educação; psicanálise; transmissão simbólica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License